Submeter-se a provas de vestibular e ENEM, assim também como a provas escolares e avaliações para um emprego, são experiências que provocam ansiedade para a maioria das pessoas.
"O simples fato de pensar que está sendo avaliada pode encher a pessoa de maus pressentimentos, que acabam por ocasionar uma queda de desempenho".
As idéias negativas que as pessoas trazem consigo podem colaborar para que o fracasso ocorra, mesmo quando poderiam obter êxito. Muitas vezes o medo de fracassar e o desejo de ser perfeito impedem que a pessoa alcance o que deseja.
Por isso, nesse momento do Vestibular, é muito importante que você reveja as idéias que tem sobre seu próprio potencial: as vivências boas e ruins, positivas e negativas, as situações em que obteve sucesso e aquelas em que fracassou no passado.
Os vestibulandos sofrem o impacto de várias fontes de stress internas e externas como: grande número de matérias, espaço de tempo curto para rever toda a matéria, expectativas dos familiares sobre sua aprovação e expectativas próprias de conquistar a vaga sempre disputada por um grande número de concorrentes.
"Sem dúvida, o vestibulando que não tiver conhecimento de estratégias que possibilitem um controle do stress terá grande probabilidade de desenvolver sintomas típicos do stress, como ansiedade, dificuldade de memória, dificuldade de concentração e dúvidas quanto a si mesmo, entre outros, o que poderá acarretar uma queda no seu desempenho durante as provas"
Para que você obtenha sucesso no vestibular e em outras situações também é importante que modifique a maneira de pensar a respeito dos acontecimentos e, principalmente, conhecer as idéias que você tem a respeito de si mesmo. É importante valorizar-se, reconhecer o seu potencial, seus limites e principalmente saber lidar com a frustração.
1º A APROVAÇÃO DEPENDE 50% DE CONFIANÇA EM SUA CAPACIDADE E 50% DE APRENDIZADO;
2º MANTENHA A AUTO ESTIMA SEMPRE;
3º NÃO PENSE QUE A PESSOA DO SEU LADO É MAIS INTELIGENTE QUE VOCÊ, ELA TAMBEM PENSA QUE VOCÊ É MAIS INELIGENTE QUE ELE;
4º ESTUDE, DEDIQUE-SEE LEIA MUITO, MAS DEIXE UM TEMPO LIVRE PARA DISTRAIR-SE, DIVERTIR-SE;
5º FAÇA TUDO O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER;
6º NÃO ESTUDE DE MADRUGADA QUANDO TIVER COM MUITO SONO, ESTUDOS MOSTRAM QUE AS INFORMAÇÕES NÃO FICAM GRAVADAS EM SEU CEREBRO;
7º CONCENTRE-SE AO LER CADA QUESTÃO E NÃO HAJA POR NERVORSISMO, FAÇA AS MAIS FACEIS 1°;
8º USE ROUPAS REVES E CONFORTAVEIS NOS DIAS DA PROVA.
BOM ESUDOS E BOA SORTE NAS PROVAS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário